JOAQUIM RODRIGUES - 1º sARGENTO DO EXÉRCITO PORTUGUÊS
(02/09/1893 - 08/07/1918 )
I GUERRA MUNDIAL (1914 - 1915 )

Biografia
Joaquim Rodrigues, nasceu em 2 de Setembro de 1893, na aldeia de Colo de Pito, Freguesia de Monteiras, Concelho de Castro Daire, Distrito de Viseu e faleceu no Hospital Militar de Chaves, em 8 de Julho de 1918.
Foi alistado, em 10 de Maio de 1914, como recrutado, com 21 anos de idade.
Deixou memórias escritas, em 10 de Setembro de MCMXV (1915), em que nos conta a sua mobilização para a I Guerra Mundial (viagem e regresso) e das tropas portuguesas para Angola, em particular o 3º Batalhão de Infantaria 14 - Viseu, quando a Alemanha declarou guerra à França.
Estas memórias manuscritas relatam-nos a saída das tropas de Viseu em 23 de Agosto de 1914 e o seu regresso de Angola em 30 de Setembro de 1915. 
Foi 1º Sargento do Exército Português ( Infantaria)
Casou, em primeiras núpcias, com Prazeres da Silva Fidalgo - foto ao lado.
Segundo o relato que recolhi da minha tia Maria do Rosário Gonçalves, actualmente com 84 anos de idade, filha de Joaquina Rodrigues ( irmã de Joaquim Rodrigues ), este casamento tem uma singular particularidade:
 Joaquim Rodrigues, em serviço no Quartel Militar de Chaves, vem de férias à aldeia de Colo de Pito e casa com Prazeres da Silva Fidalgo, em cerimónia religiosa ( casamento canónico ).
 Passa uma única só noite com a sua mulher, no dia de casamento, porque tem de regressar ao Quartel no dia seguinte.
Passados 15 dias vem a falecer, no Hospital Militar de Chaves, presume-se, com tuberculose.
A sua mulher ( posteriormente, minha avó) foi ao seu funeral, em Chaves, depois de ter sido informada pelo Exército da sua morte. O seu marido ficou sepultado na cidade de Chaves.
Joaquim Rodrigues era também irmão do meu avó José Ferreira Dória.
O meu avô - José Ferreira Dória, casou com a mesma mulher, passados 14 anos, após o falecimento do irmão Joaquim Rodrigues, com 24 anos de idade, em 07/06/1932. - foto ao lado.
* Á data da morte do seu irmão Joaquim Rodrigues, o meu avô tinha apenas 10 anos de idade.
 
 
 
Joaquina Margarida ( foto ao lado ) - irmã de Joaquim Rodrigues e José Ferreira Dória.
 
Maria do Rosário Castro - filha de Joaquina Margarida.
 
Um agradecimento muito especial à minha tia Maria do Rosário, que conta actualmente com 84 anos de idade e que me ofereceu a fotografia, em 16/04/2010, de Joaquim Rodrigues.
* Esta fotografia de Joaquim Rodrigues tem um significado especial, dado tratar-se de retrato único, não existindo mais qualquer outra foto.
** Em todos os documentos que consultei no Arquivo Militar do Exército e no Arquivo Histórico Militar, não consta qualquer foto de Joaquim Rodrigues.
Joaquina Margarida e Prazeres da Silva Fidalgo, respectivamente, irmã e esposa de Joaquim Rodrigues.
* Esta foto foi-me gentilmente cedida pela minha tia Maria do Rosário de Castro.
 
 
 
 
 
 
 
O meu bisavô, pai da minha avó Prazeres da Silva Fidalgo é um dos principais personagens do romance de Camilo Castelo Branco " Amor de Perdição " e ficcionado como Baltasar Coutinho.
 
 
 
As memórias relatadas no manuscrito " Recordação do Tempo de África ", do 1º Sargento do Exército Português, da I Guerra Mundial e a ida das tropas portuguesas para Angola, quando a Alemanha declarou guerra à França, constituído por 27 páginas, é sem qualquer margem de dúvida um importante documento histórico e único.
   

 

 

 

É expressamente proibida a utilização e ou reprodução de qualquer destas fotos e /ou documentos sem expressa autorização do seu proprietário e autor.
Um agradecimento especial ao Arquivo Militar do Exército (AME) e Arquivo Histórico Militar (AHM), em Lisboa, pela especial colaboração na consulta do processo individual do ex-1º Sargento Joaquim Rodrigues.
 
 
 
 
 
 
Copyright ® Manuel Dória Vilar
Museu Militar de Lisboa

Copyright ® 1997 / 2010 - Criado e desenvolvido por Manuel Dória Vilar
Rua Viriato, nº 8, 3º Dtº, 1050-235 Lisboa ( metro Picoas Poente )
Telef +351 213 140 548 - Fax +351 213 140 764 - 91 941 11 30